domingo, 23 de setembro de 2018


A IMPORTÂNCIA DA  MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA





LAVRAS - MG
2015









ANDRÉA FONSECA FERREIRA


A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




                       
Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade Federal de Lavras, como requisito parcial para o cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso II






Orientadora
Professora Walkiria França Vieira Teixeira





LAVRAS- MG
2015












A IMPORTÂNCIA DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANDRÉA FONSECA FERREIRA [1]


RESUMO

Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca da multimodalidade (hipertextos, filmes, músicas, imagens, fotos e outros elementos visuais e tecnológicos) no ensino da língua inglesa em contextos de Educação à Distância. Para se concretizar o presente artigo, foram feitas pesquisas bibliográficas a partir de conceitos teóricos e estudos propostos nas obras de profissionais e professores da educação, da linguística, da tecnologia educacional. Foram trazidas à análise estudos que apresentem posicionamentos acerca do assunto, contribuindo para a elucidação do problema. Para tanto, foi empregada a pesquisa bibliográfica constituída principalmente de livros e artigos científicos, onde a internet foi amplamente utilizada, a fim de trazer para a pesquisa informações pertinentes e relevantes. Procurou-se identificar a contribuição dos três eixos temáticos, quais sejam, multimodalidade, educação a distância e língua inglesa, buscando uma interligação entre os mesmos. Foi possível identificar, que a grande maioria dos textos encontrados não continham esses três assuntos concomitantemente, geralmente se referiam à multimodalidade e língua inglesa, tecnologias no ensino de língua inglesa, multimodalidade e Educação a Distância, tecnologia e educação. Também pode ser evidenciado que a união entre multimodalidade, ensino de língua inglesa e Educação a Distância realmente é uma forte tendência e todos os autores (as) são taxativos quanto aos aspectos positivos dos mesmos. Não houve nas leituras feitas algum autor (a) que discordasse dos benefícios da multimodalidade ou do ensino de língua inglesa na modalidade a distância. Assim, pode ser confirmado que de fato existe uma convergência em torno desta tríade (multimodalidade, ensino de língua inglesa e Educação a Distância), mas ainda não são muitas as obras que interligam as três temáticas conjuntamente.

Palavras-chave: Multimodalidade. Educação a Distância. Ensino de língua inglesa.  Tecnologias. Internet.


ABSTRACT


This article aims to raise reflections on multimodality (hypertexts, movies, music, pictures, photos and other visual and technological elements) in the English language teaching in the contexts of Distance Education. To materialize this article  library research from theoretical concepts were performed and proposed studies in the works of professionals and professors of education, linguistics, educational technology. They were brought to the analysis studies showing positions on the subject, contributing to the elucidation of the problem. For this, it used literature consisting primarily of books and scientific articles, where the Internet has been widely used in order to bring research pertinent and relevant information.We sought to identify the contribution of the themes, namely, multimodality, distance education and English language, searching for a link between them. It was identified that the vast majority of texts found did not contain these three issues simultaneously. They usually referred to multimodality and English language technologies in English language teaching, multimodality and distance education, technology and education. It can also be shown that the union of multimodality, English language teaching and distance education really is a strong trend and all authors  are adamant about the positive aspects of them. There were no readings in so of any authors who disagreed with the benefits of multimodality or English language teaching in the distance. Thus, the fact that can be confirmed there is a convergence around this triad (multimodality, English language teaching and distance education), but there are not still many works that connect the three themes together.

Key words: Multimodality. Distance education. English language teaching. Technologies. Internet.






SUMÁRIO




1  INTRODUÇÃO .............................................................................................6
2  CONSIDERAÇÕES TÉORICAS.................................................................7
3  METODOLOGIA..........................................................................................16
4  ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS...............18
5  CONCLUSÃO................................................................................................23
REFERÊNCIAS.................................................................................................26







1 INTRODUÇÃO     


O presente artigo objetiva uma reflexão sobre a importância da multimodalidade[2] (tal como a inclusão de hipertextos, figuras, fotos, filmes, e outros elementos visuais e tecnológicos) no ensino da língua inglesa em contextos de Educação à Distância. Pretende-se analisar tal relevância, tomando-se o ensino da língua inglesa e a Educação à Distância como eixos centrais para se alcançar o objetivo proposto.
Não se quer neste artigo expor de maneira definitiva e fechada, as razões da importância da multimodalidade no ensino da língua inglesa a distância, mas sim, mostrar e levantar questões de forma crítico-reflexiva, posto que é preciso buscar um novo olhar, uma nova postura, diante da atual realidade que se afirma a cada dia, qual seja, o ensino a distância aliada à multimodalidade (como por exemplo, o uso de hipertextos, imagens, sons, fotos, dentre outros).
 Habita-se em um mundo em que as transformações acontecem de maneira abrupta e nós, como seres humanos sedentos de saber, estamos inseridos nesse turbilhão de informações, onde o conhecimento cada vez mais é sinônimo de poder. Neste contexto, o homem se depara com a Educação a Distância, visto que esta é uma área que vem crescendo, por sua flexibilidade, economia, conforto para quem não tem tempo de se deslocar de suas casas até os centros de ensino, permite a educação para muitos que não tinham acesso aos estudos, dentre outras vantagens.
De maneira semelhante, temos a língua inglesa como língua franca, também sempre em evidência e que está inserida em nosso dia a dia em todos os setores, além da educação, tais como trabalho, nas relações comerciais, na tecnologia, na cultura, entre os povos, que nos é repassada, na saúde, etc. A multimodalidade, por sua vez, vem como um corolário destes, visto que esta permite, de forma sui generis, essencial e moderna, viabilizar de maneira efetiva e única, todas as possibilidades para um efetivo ensino - aprendizagem de língua inglesa mediado pelas tecnologias, já que são recursos capazes de ir além das metodologias convencionais da educação.
Tecer reflexões sobre o assunto proposto é tarefa essencial e de grande importância, posto que cresce a cada dia o interesse pela educação à distância, assim como a língua inglesa está de fato inerente à nossa linguagem, ao nosso meio de comunicação. Dessa forma, a multimodalidade ganha destaque por ser uma área com grandes condições de ofertar inúmeras possibilidades para quem está diante de tal necessidade educacional.
Buscar aliar a multimodalidade, o ensino-aprendizagem de língua inglesa na modalidade a distância é a proposta do presente artigo. Uma tarefa um tanto arrojada, mas que, certamente, trará resultados significativos, inovadores e dignos de excelência, pois o que se procura é demonstrar uma melhor forma de se atingir resultados eficazes e efetivos no ensino de língua inglesa.

2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS


A bibliografia básica da presente pesquisa partiu dos conceitos teóricos e estudos propostos nas obras de profissionais e professores da educação, da linguística, da tecnologia educacional, tais como: Paiva (1999, 2015), Lima e Rodrigues (2014), Brito e Sampaio (2013), Santos (2008), Costa (2015), Brito (2011), Silva Júnior (2012), Azevedo e Gomes (2015), dentre outros.
Foram trazidas à análise estudos que apresentem posicionamentos acerca do assunto em estudo, contribuindo para a elucidação do problema.
Depreende-se, por exemplo, de Brito e Sampaio (2013, p 294,295), que

O conhecimento, hoje mais que nunca, é a principal matéria-prima de sobrevivência, e a busca do saber configura-se pela dinamicidade. Antes tínhamos “lugares do saber”, agora temos “fontes”. Na contemporaneidade, as aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação – doravante TICs – mudaram as formas de pensar e atuar da humanidade, transcendendo barreiras físicas e temporais nas relações sociais de modo inimaginável. (...) Considerando, pois, que as práticas de comunicação e interação social são inerentes ao processo educacional, o ensino vive um momento revolucionário que perpassa o binômio Pedagogia-Tecnologia e seus reflexos quanto ao ato do ler/escrever. O que antes era feito mecanicamente através de simples decodificação de signos linguísticos ou fluência na oralidade foi ressignificado pela mediação de ferramentas digitais no uso da língua, excedendo assim a sua superficialidade material. (BRITO e SAMPAIO, 2013, p. 294,295)


Lima e Rodrigues (2014), em relação à importância das tecnologias e da multimodalidade na aprendizagem de língua inglesa, ressaltam que,

A necessidade de uma aprendizagem de língua inglesa por meio de gêneros digitais, a nosso ver permite-nos uma experiência de leitura sinestésica como uma atividade de leitura multissensorial. A música é um exemplo de gênero que os alunos adoram. Quando visualizada em videoclipes, podemos compreender os sentidos da música não somente pelas letras e o som, mas confirmar e refutar nossas hipóteses pelas imagens. Temos envolvido nesse processo as múltiplas inteligências: visual, musical e linguística. As tecnologias digitais podem ampliar as formas de interação com o texto e aflorar os conhecimentos prévios dos alunos. E isso é importante porque tratamos de uma segunda língua, cujos alunos estão em processo de aprendizagem. Tudo isso direciona para uma abordagem de leitura que inclua os estilos de aprendizagem preferidos dos alunos. (LIMA e RODRIGUES, 2014, p. 72)
           

É importante salientar acerca da trajetória das tecnologias no ensino de línguas ao longo do tempo. Nesta perspectiva, e de acordo com Paiva (2015),

O primeiro livro com imagens foi o Orbis Sensualium Pictus,de Comenius, na realidade, um livro de vocabulário ilustrado, publicado em 1658 para a educação infantil. Esse “mundo em gravuras” incluía lições com vocabulário sobre natureza, os animais, os homens, seus ofícios, etc. O objetivo era ensinar nomes das coisas em latim acionando os sentidos pela contextualização com as imagens. Comenius acreditava que as experiências sensoriais auxiliavam a memória e que a percepção ajudava a imprimir a imagem na mente. A aquisição de vocabulário era sinônimo de memorização de itens lexicais. (PAIVA, 2015, p.04).
           
           
Percebe-se assim que desde as primeiras tentativas de inserção de aspectos multimodais na educação já estava inerente o objetivo de permitir aliar aprendizagem com alguma experiência sensorial. Isso denotava que o processo de ensino-aprendizagem ia além do que ler textos e memorizar seus conteúdos, e que a aplicação de imagens, no caso do livro descrito, ajudaria os alunos a uma memorização mais eficaz.
Tempos depois, com a inovação tecnológica de gravação e reprodução de som, foi possível reproduzir amostras de fala de falantes nativos, gravando-se o material e levando-os para sala de aula. Começa-se aqui o foco na oralidade, em que os alunos poderiam ouvir e falar tentando imitar a fala dos nativos. (Paiva, 2008).
Paiva (2008) citando Kelly (1969, p.251) explica que:

Em 1930, os estúdios de Walt Disney produziram cartoons para o ensino de inglês básico, dando início ao uso de filmes para o ensino de línguas. Em 1943, os estúdios Disney produziram uma série de filmes com atores, intitulada The March of Times. (KELLY, 1969, p.251).
           

O acesso público à rede mundial de computadores iniciou-se em 1994 e em 1997 chega a WWW (World Wide Web). Novas maneiras de se comunicar surgem e os estudantes de línguas estrangeiras começam a ter acesso à internet, o que possibilitou a interação com os falantes nativos das línguas por meio de emails, chats, fóruns, etc. Assim temos o início da tecnologia permitindo experiências linguísticas não artificiais e a língua sendo vista e entendida como um meio de comunicação. Mais tarde, já no século XXI, entramos na web 2, em que os usuários passam a também produzir, deixando de serem meros consumidores. É quando surgem as redes de relacionamento, como Orkut, Youtube, Blogs, Wikipedia, e o tão famoso Facebook e os estudantes passam também a produzir e publicar  seus trabalhos na internet,  utilizando-se de todo recurso multimodal disponibilizado, passando a ser autores (Paiva, 2008). Uma série de recursos é possibilitada por meio da rede mundial de computadores, podendo ser empregado desde o Ensino Fundamental à universidade, tais como jogos eletrônicos, correio eletrônico, sites de busca, salas de chat, periódicos eletrônicos, banco de dados e biblioteca, videoconferência, dentre outros. (Paiva, 1999).
Quando falamos em os alunos serem autores na internet, estamos de certa forma nos remetendo a um dos recursos multimodais mais acessados, que é o hipertexto, os textos digitais.  Azevedo e Gomes (2012), fazem uma explanação muito pertinente a esse respeito

Os textos na internet se apresentam em forma de hipertexto, que consiste em vários segmentos textuais multimodais conectados através de links eletrônicos. O termo hipertexto foi criado no início dos anos 60 para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear em sistemas digitais. (...) O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Entretanto, ao contrário do que se pode pensar, o hipertexto não está restrito à tela do computador. Em celulares e videogames, por exemplo, recursos hipertextuais são encontrados e explorados por pessoas de todas as idades (...) A multimodalidade nos textos da internet permite ao leitor uma riqueza de detalhes, que auxiliam na interpretação e no entendimento da informação. Em alguns casos, a imagem por si só já transmite a ideia geral da mensagem, tornando, assim, o texto escrito dependente do texto imagético. Ambos são utilizados para complementar o sentido um do outro e esclarecer possíveis dúvidas durante o ato de leitura. (AZEVEDO, GOMES, 2012, p.218- 219).
                              
                              
Assim, por meio do hipertexto temos a inovadora possibilidade de construir textos flexíveis, dinâmicos, interativos, dialógicos, pelos links disponibilizados na interface das páginas digitais, que pode nos remeter a inúmeras formas de informação e conhecimento, sejam pelas imagens, sons, vídeos, outros textos, etc.
Ainda nesta linha de raciocínio, ou seja, tecendo considerações acerca da trajetória das tecnologias no ensino de línguas ao longo do tempo, temos que, no ensino de línguas estrangeiras em universidades, em especial o inglês, podemos identificar três tipos, quais sejam a extensão, atividades curriculares e projetos opcionais. A esse respeito, Paiva (2008), nos esclarece que,

A pioneira, na área de extensão é a Profa. Heloisa Collins que iniciou, em 1997, a oferta de cursos de língua inglesa pela PUCSP. Em 1995, foi oferecido o primeiro curso de leitura instrumental, via BBS (Bulletim Board System - um software que permitia a interconexão entre computadores via telefone). (...) Como atividade curricular em cursos de graduação, cito minha experiência na UFMG, que se iniciou em 1997, com a oferta de disciplinas sobre leitura e escrita na internet para os alunos de licenciatura em inglês. Nos últimos anos, outros colegas aderiram à modalidade de ensino online e diversas disciplinas voltadas para a formação de professores de línguas estão sendo mediadas por computador. (...) (PAIVA, 2008, p.12-13).


Dentro das atividades extracurriculares e de projetos desenvolvidos nas universidades, Paiva (2008) cita o exemplo da Teletandem Brasil e o sistema ELO (Ensino de Línguas Online), respectivamente,

Como atividade extracurricular, merece destaque o projeto Teletandem Brasil na UNESP, sob coordenação de João Telles e que conta com parcerias de universidades no exterior. Este projeto envolve pares de falantes nativos de diferentes línguas trabalhando, de forma colaborativa, para aprenderem a língua um do outro. Cada parceiro faz o papel de aluno por uma hora, falando e praticando a língua do outro parceiro. Em seguida, eles trocam de papéis e de línguas. Finalmente, um dos pioneiros no desenvolvimento de material online no Brasil é Vilson Leffa com seu sistema ELO (Ensino de Línguas Online), um sistema de autoria para a produção de exercícios digitais. Leffa tem ofertado cursos de formação continuada de professor de línguas com foco no desenvolvimento de atividades interativas. (PAIVA, 2008, p.12-13).


Quando se realça a importância da Educação a Distância, levamos em consideração que ninguém escapa da educação, ela está sempre, de alguma forma, mesclada à vida cotidiana, seja nas escolas, na rua, igrejas, na família, etc. Assim, diariamente, vida e educação se misturam. Desta forma, não podemos nos esquecer, que vivemos em uma sociedade tecnologizada. Seja o homem dos grandes centros urbanos ou do meio rural, em qualquer lugar as tecnologias se fazem presentes de alguma forma. Então, educação e tecnologia são ferramentas que proporcionam ao indivíduo conhecimentos para as suas mais diversas necessidades. (Brito, Purificação, 2011, p. 23). Não se pode negligenciar, por outro lado, que a Educação a Distância traz vários benefícios, dentre eles a flexibilidade de tempo e espaço, que no mundo corrido e dinâmico em que vivemos se tornaram instâncias de grande valor.
Nessa mesma linha de pensamento, Paiva (1999) salienta que

As novas tecnologias aprimoram dia a dia as artes gráficas e a interatividade, tornando a educação a distância uma pedagogia estimulante e democratizante, pois amplia o acesso ao conhecimento que deixa de ser propriedade do professor. (...) É impossível falar em educação hoje sem falar em educação a distância. Com os avanços tecnológicos que propiciam maior interatividade, a EAD ganha novo status e sepulta definitivamente os preconceitos. Deixa de ser apenas uma alternativa para as pessoas impedidas de ter acesso a educação formal e passa a ser uma modalidade de ensino flexível que vem acrescentar ao sistema tradicional uma metodologia inovadora e de qualidade, além de viabilizar a educação continuada para maiores contingentes de pessoas. Mudam-se os papéis: o aluno deixa de ser um receptor passivo e torna-se responsável por sua aprendizagem com direito de trabalhar em ritmo individualizado sem perder, no entanto, a possibilidade de interação com seus pares e com o professor. O professor deixa de ser o dono do saber e o controlador da aprendizagem para ser um orientador que estimula a curiosidade, o debate e a interação com os outros participantes do processo. O conhecimento passa a ser construído socialmente e assume o papel central no processo da aprendizagem. (PAIVA, 1999, P.2).


No tocante ao ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras, Paiva (1999) evidencia a nova situação encontrada pelos estudantes diante às tecnologias e principalmente quanto à utilização da internet,


No contexto de aprendizagem de línguas estrangeiras, um dos maiores problemas para o desenvolvimento da comunicação era a ausência de contato com o falante nativo e de oportunidades reais de interação. Se a ausência era uma limitação ao desenvolvimento de algumas habilidades, as oportunidades que a Internet traz ao aprendiz passam a ser um novo problema enfrentado pela educação. Um dos desafios é como fazer chegar essa tecnologia a todos. Os outros são como lidar com o volume de informações que se multiplicam ao infinito em face das combinações hipertextuais e como gerenciar o acesso indiscriminado a inúmeros falantes nativos estranhos ao contexto escolar. (PAIVA, 1999, p. 2).

Ainda em relação à educação e as tecnologias, Brito e Purificação (2011, p. 25) pontuam que,

A educação, como as demais organizações, está sendo muito            pressionada por mudanças. No momento atual, todos devemos (re) aprender a conhecer, a comunicar, a ensinar, a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. (…) Esse novo cidadão do mundo se insere cada vez mais na sociedade das tecnologias, portanto, faz-se necessário propiciar-lhe o acesso a elas. (BRITO e PURIFICAÇÃO, 2011, p. 25).

Na atualidade, o que percebemos diante destes avanços face às tecnologias e à Educação a Distância, é o que denominamos de multimodalidade, em que vários modos semióticos são utilizados e articulados ao mesmo tempo.
              Sobre o significado de multimodalidade, Hemais (s/data) pontua que:

A multimodalidade é entendida, em termos gerais, como a co- presença de vários modos de linguagem, sendo que os modos interagem na construção dos significados da comunicação social. O que é importante nessa visão de uso de linguagem é que os modos funcionam em conjunto, sendo que cada modo contribui de acordo com a sua capacidade de fazer significados (HEMAIS, s/data, p.01).
                                              
           
As linguagens multimodais são aquelas que integram som, texto, imagem, animação, filmes, gráficos, cores, dentre outros recursos. De certa forma, a multimodalidade se aprimorou com o aparecimento e desenvolvimento da tecnologia computacional que permitiu uma gama enorme de modos de apresentação visual. Deixar as aulas mais atrativas e motivadoras a partir da utilização da linguagem multimodal é o propósito de sua aplicabilidade. (HAMMES e WEISS, 2011, p.3).
De acordo com Hemais (s/data), outras considerações podem ser feitas acerca da aplicabilidade da multimodalidade, como:

[...] Há uma complementação entre texto escrito, texto oral, imagem, cor, som, gesto, e movimento e que essas linguagens se cruzam em músicas, poemas, diálogos, filmes, exercícios didáticos e outros gêneros. E ainda, os recursos para isso são variados, como, por exemplo, o livro didático, CD, DVD, videoclipe, e filme. Enfim, é importante reconhecer a série de modos de linguagem, cada um com as suas capacidades para criar significados, que trabalham juntos em uma inter-relação didática e que precisam ser entendidos como um conjunto para a aprendizagem. (HEMAIS, s/data, p.03).

Quando nos deparamos com o ensino da língua inglesa, percebemos o quanto fundamental é aliar à multimodalidade, principalmente em se tratando de Educação a Distância. É sabido que o ensino de inglês envolve uma exposição às quatro habilidades linguísticas tradicionais: ouvir, falar, ler e escrever que são essenciais ao processo de aprendizagem de aquisição de uma língua estrangeira. Contudo, não é o que se percebe em salas de aula tanto de Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, o que na maioria das vezes ocorre é uma fixação na leitura e escrita, negligenciando a fala e audição. De acordo com Costa (2011), a Associação Internacional de Leitura e o Conselho Nacional de Professores de Inglês Americano reconheceram a importância de incluir formas visuais de mídia entre sua pedagogia no ensino de inglês integrando o “ver ou letramento visual” juntamente com as outras quatro habilidades tradicionais. Desta forma, está se concedendo como a quinta habilidade no ensino de línguas, a visualização. 
Certamente, o ensino aliado à visualização, seja ela de imagens, vídeos, fotos, permite que os alunos pensem de forma mais crítica, mais complexa, uma vez que fazendo links, “navegando” de uma página digital a outra, o aluno é levado a novas informações, e assim, é forçado a fazer novas relações, conhecer novos vocabulários, aumentar seu contato com gêneros textuais diversos, ampliar sua capacidade de interpretação de maneira mais reflexiva. Desta forma, de acordo com Costa (2011), não basta apenas visualizar um objeto, imagem ou texto, por exemplo, é preciso interpretar, analisar, processar e comunicar o que vemos. Neste sentido, o letramento visual é uma soma de habilidades que podem ser desenvolvidas.
Silva Júnior e Costa (2012, p.3), por sua vez, explicitam que “as tecnologias proporcionam situações reais de uso da língua, por exemplo, através de chats onde os alunos interagem com nativos, favorecendo-os serem coautores autônomos de sua própria aprendizagem.”
Em relação ao processo de leitura em língua estrangeira, há evidências de que, na cultura ocidental e na era da tecnologia, os textos estão se tornando multimodais. Sendo assim, o que se propõe não é a exclusão ou minimização do trabalho já desenvolvido, e sim, a junção de outras formas de modos semióticos, para se alcançar uma leitura crítica do que se lê verbalmente e imageticamente. Isto é fundamental numa sociedade em que se utiliza várias formas semióticas, e os indivíduos precisam estar preparados para essa nova vivência comunicativa. (Santos, 2008, p.76).


3 METODOLOGIA

O trabalho foi realizado empregando-se a pesquisa bibliográfica, constituída principalmente de livros e artigos científicos.
Foram utilizadas obras no ramo da educação, da linguística, da tecnologia educacional, tais como, “O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica” (PAIVA, 2008) e “A construção de uma leitura multimodal em língua estrangeira” (SANTOS, 2008), além de outras, para verificar o entendimento dos referidos autores sobre o tema que foi pesquisado.
O tema ora abordado ainda não foi objeto de maiores estudos, em se tratando da relação entre multimodalidade, educação a distância e língua inglesa, sendo, portanto, poucos os trabalhos que tratam sobre os referidos assuntos de maneira interligada.  A internet foi amplamente utilizada a fim de trazer para a pesquisa informações pertinentes e relevantes que possam elucidar a temática pretendida.
Tendo como foco essa tríade em mente, ou seja, multimodalidade, ensino da língua inglesa e Educação a Distância, procurei selecionar artigos na internet que mencionassem tal temática. Assim, todo texto encontrado foi separado e impresso para que fosse possível fazer anotações, marcações e destaques nos mesmos para uma melhor visualização e demarcação do que realmente seria mais interessante e prioritário realçar dos mesmos. Foram selecionados todos os trechos, comentários e partes relevantes nos textos que pudessem servir de embasamento para o presente artigo.
A abordagem metodológica foi a qualitativa, onde se buscou uma compreensão em profundidade do tema, isto é,  procurou-se identificar a contribuição dos três eixos temáticos, quais sejam, multimodalidade, educação a distância e língua inglesa, buscando uma integração empática entre os mesmos, no intuito de atingir resultados eficazes e efetivos no ensino de língua inglesa.

4 ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS.

           
Diante da presente proposta de buscar uma reflexão sobre a importância da multimodalidade no ensino da língua inglesa em contextos de Educação a Distância, foi feito inicialmente um levantamento de material bibliográfico, tais como artigos na internet, livros, a fim de subsidiar a presente pesquisa.
A grande maioria dos textos encontrados não continham esses três assuntos concomitantemente, geralmente se referiam à multimodalidade e língua inglesa, tecnologias no ensino de língua inglesa, multimodalidade e Educação a Distância, tecnologia e educação. Desta forma, foi preciso um olhar mais diretivo a fim de encontrar subsídios para o propósito do presente artigo, qual seja, um elo entre essas três instâncias do saber.
Os artigos selecionados e usados na presente pesquisa foram: Azevedo, Gomes (2015) “A construção do sentido durante a leitura em ambiente digital por meio de textos multimodais”, neste artigo, foi possível destacar um dos recursos mais utilizados em termos de multimodalidade, o hipertexto. Os autores detalham que o hipertexto permite, de certa forma, classificarmos o que se queira ler, que informações direcionar, diante as inúmeras possibilidades que nos são passadas.
  Brito, Sampaio (2013) “Gênero Digital: A Multimodalidade Ressignificando o Ler/Escrever”, enfatizam a importância da tecnologia na educação, como as TICs estão mudando as relações sociais, já que o conhecimento hoje em dia se tornou matéria-prima de sobrevivência. Dessa forma, pode-se dizer que as TICs estão ressignificando o processo educacional. De acordo com os autores, diante dos avanços tecnológicos a que estamos expostos em todas as áreas, no setor educacional não poderia ser diferente. O gênero digital nas formas de ler e escrever surge como forma de tornar o ensino-aprendizagem além de atual, dinâmico, flexível, mais prazeroso e motivador.
Em outro artigo de Costa (2015) “Visualização: A quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira”, o texto apresenta a visualização no ensino de língua inglesa, considerada como a quinta habilidade, além da audição, leitura, escrita e fala.  O trabalho apresenta novas formas visuais (vídeos, imagens, fotos, etc.,) propõe com que os alunos interajam de maneira mais efetiva, permitindo-os a novas informações. Importante destacar que, não é suficiente apenas a presença de recursos visuais para que o ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz e efetiva. De acordo com o texto, a visualização pode ser considerada de grande valia, pois pode possibilitar aos alunos agregarem conhecimentos com as outras habilidades, por exemplo, fazer relações, análises.
Hammes, Weiss (2011) “A Importância da Linguagem Multimodal ao Contexto da Educação”, pontuam sobre a multimodalidade e as tecnologias como molas propulsoras para tornar as aulas mais atraentes, motivadoras, ou seja, realçam a importância da multimodalidade no âmbito educacional. Para as autoras, a educação que se utiliza de recursos tecnológicos, a EaD, não poderia abdicar dos recursos multimodais, pois correria o risco de fracassar, porque é por meio da multimodalidade que o ensino a distância se torna viável de maneira efetiva. Sem os recursos da multimodalidade o Ensino a Distância poderia ser considerado desmotivante, precário, e não agregar vantagens significativas em relação à educação tradicional, presencial.
 Hemais (s/d) “Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio”, o artigo destaca como a variedade de recursos multimodais são relevantes, cada qual com suas especificidades, e a importância de se buscar trabalhá-los em conjunto. De fato, a Educação a Distância é verificada nos cursos superiores, mas nem por isso o professor do Ensino Médio não deva se utilizar de tais recursos. A autora mostra que é possível aplicar a multimodalidade em salas de aula nos cursos de Ensino Médio, como por exemplo, o uso da internet, aplicativos, programas, filmes, vídeos diversos, músicas, etc., tornando as aulas mais atrativas, motivadoras e dinâmicas. Destaca-se também a importância de se trabalhar os recursos multimodais em conjunto, e também conjuntamente com as formas tradicionais de ensino, a fim de possibilitar maiores relações em face do que se queira desenvolver.
O texto de Silva Júnior, Costa (2012) “O Uso da Tecnologia no Ensino de Língua Estrangeira”, explicita como os recursos tecnológicos aprimoram o ensino-aprendizagem de língua inglesa em situações reais, tais como a conversação com nativos através de chats, por exemplo. Os autores mostram que o chat é talvez um dos mais nítidos exemplos de que a multimodalidade aliada à tecnologia é capaz de promover a interação e a melhoria da comunicação entre os participantes, em se tratando do ensino-aprendizagem de língua inglesa, ao promover também o estabelecimento de contato em tempo real com nativos. Antes, sem os recursos tecnológicos aliados aos recursos multimodais, isto não seria possível.
 Kelly (2015) “O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras: Breve Retrospectiva Histórica”, mostra, neste caso, dentro da trajetória histórica das tecnologias no ensino de língua inglesa, como a multimodalidade foi infiltrada nos estúdios Walt Disney, já a partir da década de 1930, quando começaram a produzir cartoons, dando início a filmes com a finalidade educacional. Neste artigo, vê-se como é antiga essa inclinação de buscar inserir recursos para tornarem a aprendizagem, de uma forma geral, mais prazerosa. Por meio do lúdico, busca-se promover tanto o conhecimento quanto o divertimento, como é o exemplo dos estúdios Walt Disney.
O artigo de Lima, Rodrigues, (2014) “O Século XXI já Chegou às Salas de Aula de Língua? Reflexões sobre Tecnologias, Gêneros Multimodais e Estilos de Aprendizagem no Ensino de Leitura em Língua Inglesa”, enaltece os três assuntos conjuntamente, mostra que a aprendizagem de língua inglesa é substancialmente melhorada quando se utilizam tecnologias, evidenciando que os recursos multimodais ampliam os conhecimentos prévios dos alunos. Os autores mostram que, certamente, além de promover um ensino-aprendizagem mais atrativo, dinâmico e motivador, a multimodalidade tem também a função de estimular, ampliar os conhecimentos prévios dos alunos, de forma que estes possam fazer associações com outros recursos, com outros conhecimentos já adquiridos, com suas vivências, etc.
O artigo de Paiva, (1999) “O Papel da Educação a Distância na Política de Ensino de Línguas”, sinaliza acerca da trajetória das tecnologias no ensino de línguas, citando o primeiro livro com imagens (Orbis Sensualium Pictus) de Comenius, visando objetivo educacional. No artigo, a autora sinaliza que a multimodalidade não significa apenas estar associada às tecnologias, mas que esta começou quando surgiram as primeiras iniciativas de se aliar algo sinestésico, visual à aprendizagem, como é o exemplo do livro de Comenius. Hoje, sem dúvida, as tecnologias aumentaram sobremaneira as possibilidades de recursos multimodais, em destaque na Educação a Distância.
Também em Paiva (2015) “O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras: Breve Retrospectiva Histórica”, o artigo salienta a importância das novas tecnologias na modalidade de ensino a distância. No texto, a EaD é realçada como oportunidade inovadora e de qualidade. O texto aponta a relação entre aluno e professor, entre receptor passivo de conhecimentos e dono do saber que, deixa de existir e o conhecimento agora passa a ser construído socialmente. Neste sentido, por meio da internet é possível interagir com os nativos da língua inglesa, contudo a autora questiona como levar essa tecnologia a todos e também aponta a importância de saber gerir a quantidade de informações que os hipertextos comportam.
O texto de Santos, (2008) “A Construção de uma Leitura Multimodal em Língua Estrangeira”, realça a junção do que já vem sendo feito, em termos de ensino da língua inglesa com os recursos multimodais, para assim se alcançar uma leitura crítica, primordial numa sociedade permeada por formas semióticas. Para a autora, é muito importante destacar essa busca por um ensino-aprendizagem de forma crítico-reflexiva, para que se possa definir, identificar quais informações serão realmente significativas para determinado assunto, para desenvolver determinado conteúdo, etc., e não simplesmente abarcar tudo como se todas informações nos fossem úteis.
No texto de Brito, Purificação, (2011) “Educação e novas tecnologias- um repensar”, foi apontada a importância da Educação a Distância no dia a dia das pessoas, seja para quem vive no meio rural ou nas cidades, visto que a educação está sempre inserida de alguma maneira no cotidiano de todos, assim como as tecnologias são hoje um recurso quase inevitável.
Dessa forma, após analisarmos todos esses trabalhos, observamos que a multimodalidade é recurso antigo, e com o advento das tecnologias só fez agregar mais opções para aprimorar suas utilidades educacionais. É importante também destacar a trajetória tecnológica com o advento da internet e que com tais recursos a aprendizagem dos estudantes de línguas pode ser aprimorada
A leitura de todo o material bibliográfico corroborou para o entendimento de que a união entre multimodalidade, ensino de língua inglesa e Educação a Distância realmente é uma forte tendência e muitos dos autores (as) mencionados apresentam aspectos positivos quando empregamos recursos multimodais tanto para o ensino de língua inglesa, quanto para a Educação a Distância. Não houve nas leituras feitas, direcionamento que apontasse algum autor (a) que discordasse dos benefícios da multimodalidade ou do ensino de língua inglesa na modalidade a distância.
Assim, todos os dados colhidos para a realização e concretização do presente artigo tiveram bases sólidas por meio de textos de autores (as) que também buscam salientar a importância seja da multimodalidade, do ensino da língua inglesa a distância e dos benefícios da Educação a Distância em si. O objetivo principal do presente artigo foi mostrar a relevância da junção destas três instâncias, (multimodalidade, ensino de língua inglesa e Educação a Distância). Pelas leituras realizadas tal objetivo fica constatado, pois são temáticas afins e que só tendem a se mostrar ainda mais relevantes se forem propostas conjuntamente.

5 CONCLUSÃO

Diante destas informações, vislumbramos que este artigo apresentou reflexões sobre a importância da multimodalidade no ensino de língua inglesa em contextos de Educação a Distância, buscando identificar aspectos relevantes tanto da EaD quanto da multimodalidade assim como do ensino da língua inglesa neste contexto.  Os reflexos que a modernidade tecnológica trazem são enormes e na área educacional não seria diferente.
A Educação a Distância tem a capacidade de oferecer para quem almeja se qualificar profissionalmente essa mobilidade, e o que hoje em dia mais atrai os estudantes, é a qualidade com que os cursos a distância estão munidos. Neste campo a multimodalidade faz toda a diferença, pois a presença de tais recursos pode agregar informações e alternativas aos materiais utilizados e às plataformas de ensino a distância. Por ser a distância, é inescusável aplicar meios para tornar a aprendizagem mais atrativa, mais dinâmica, mais prazerosa, além do que, a utilização dos recursos tecnológicos pode dinamizar e aumentar a capacidade criativa e crítica do aluno. Já a multimodalidade possibilita acessar inúmeros meios de se obter mais conhecimentos. Por outro lado, quando se tem o ensino de língua inglesa na modalidade a distância, inúmeras são as vantagens que os alunos podem usufruir, como por exemplo, conversas com nativos da língua através de chats, bate papos, visualizações diversas, dentre outras tantas possibilidades como já foi bem detalhado no decorrer deste artigo.
A respeito do ensino na modalidade a distância, destaca-se o presente curso de Graduação em Letras/Inglês promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este foi um projeto arrojado, inovador e audacioso, pois tal curso de Letras/Inglês a distância foi o pioneiro desta universidade e conseguiu de maneira ímpar, atingir seus objetivos. Hoje, um dos requisitos mais importantes como pontos favoráveis da EaD é justamente a qualidade, dentre outros fatores. E nesta Graduação em Letras/Inglês a distância promovida e desenvolvida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), a qualidade foi uma de suas características mais marcantes. Certamente, nós, alunos, não poderíamos aprender, fazer reflexões de maneira crítica sobre os conteúdos ofertados, desenvolver aptidões, conseguir aliar teorias tão bem embasadas, se não fossem disponibilizados apostilas, textos, filmes, videoaulas, atividades como fóruns, desenvolvimento de inúmeras tarefas, recursos como chats, biblioteca digital, dentre outros. Todos estes recursos foram utilizados e de grande importância para nosso processo de ensino-aprendizagem. Além de tudo isto, ainda vale considerar a prática experienciada através dos estágios curriculares, que não teria sido possível sem a presença da multimodalidade. Através da multimodalidade nós alunos podemos apreender e desenvolver, de uma forma motivadora, os conteúdos que nos foram passados, por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O AVA atua como um conjunto de ferramentas tecnológicas que se utiliza da internet, é uma sala de aula online, onde se dá a interatividade entre alunos, professores, tutores, etc.; uma plataforma educacional que permite transpor a sala de aula para o meio virtual.
Por outro lado, temos os professores formadores das disciplinas, os tutores a distância, os coordenadores do curso, a equipe de informática, os designers instrucionais, as secretárias, os tutores presenciais, enfim, toda uma estrutura muito bem articulada e capacitada, como forma de garantir um ensino de alta qualidade.
Não poderia também deixar de citar, que a UFLA faz parte do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), criado em 2006. Este é um vasto sistema nacional de educação superior a distância, integrado por universidades públicas. Este curso a distância de Graduação em Letras/Inglês é parte deste projeto institucional.
Uma questão que também merece ser destacada é que as tecnologias no âmbito educacional, sem dúvida, geram enormes ganhos, contudo, estar diante de um arsenal tecnológico não significa necessariamente garantias de sucesso educacional. É preciso que haja discernimento, conscientização, orientação, para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira satisfatória. É necessário estarmos abertos para o novo, com espírito crítico e reflexivo, para sabermos identificar quais ferramentas serão importantes para nossos objetivos, saber reconhecer que leituras disponíveis pelas interfaces digitais serão realmente úteis para determinados conteúdos.
Desta forma, conclui-se que de fato existe uma convergência em torno desta tríade (multimodalidade, ensino de língua inglesa e Educação a Distância), mas ainda não são muitas as obras que interligam as três temáticas conjuntamente. Por isso a importância de se buscar reflexões em torno da temática em foco, pois a atualidade caminha para uma Educação a Distância de maneira crescente, assim como o ensino-aprendizagem de língua inglesa também se faz necessário, visto estarmos em uma sociedade globalizada que tem a língua inglesa como a língua franca. A multimodalidade é outro aspecto de essencial relevância, mas que nem todos a conhecem, pelo menos pelo seu nome, mas que certamente os alunos da modalidade a distância já usufruíram de seus benefícios, funcionalidades e atrativos, tais como hipertextos, filmes, sons, músicas, gráficos, imagens, dentre outros.  Assim, as conclusões aqui chegadas ampliaram os efeitos positivos da problemática levantada por este artigo. Certamente contribuiu para um maior entendimento e reflexão crítica sobre o assunto, agregando ainda mais valor e conhecimento para todos que de alguma forma se encontrarem diante de tal necessidade educacional.


REFERÊNCIAS


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BRITO, Francisca Vieira de. SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. Gênero Digital: A Multimodalidade Ressignificando o Ler/Escrever. Santa Cruz do Sul, v. 38, n.64, p.293-309, jan./jun. 2013.

BRITO, Glaucia da Silva. PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: Um Repensar. Curitiba, Intersaberes, 2011.

COSTA, Giselda dos Santos. Visualização: A quinta habilidade linguística no ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Revista Linguagem em Foco – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Vol. 3. n.5, p. 167,  2011. Disponível em < http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/Linguagem%20em%20Foco%202011_2.pdf> Acesso em 12 set. 2015.

HAMMES, Marli Hatje. WEISS, Jaqueline Raquel. A Importância da Linguagem Multimodal ao Contexto da Educação. Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n.160, set. 2011.

HEMAIS, Barbara. Multimodalidade: enfoque para o professor de ensino médio. Janela de Ideias. S/data. Disponível em http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/janeladeideias/biblioteca/B_Multimodalidade.pdf. Acesso em 12 set. 2015.

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LIMA, Sílvia Mônica Moura. RODRIGUES, Beatriz Gama. O Século XXI já Chegou às Salas de Aula de Língua? Reflexões sobre Tecnologias, Gêneros Multimodais e Estilos de Aprendizagem no Ensino de Leitura em Língua Inglesa. Revista Educação e Linguagens. Campo Mourão, v.3, n.5, p. 62-75, jul/dez.2014.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O Papel da Educação a Distância na Política de Ensino de Línguas. In: MENDES et ali (Orgs) Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: UFMG/FALE, p. 41 -57,1999.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeiras: Breve Retrospectiva Histórica. 1999.  Disponível em < http://www.veramenezes.com/techist.pdf> Acesso em 12 mai. 2015.

SANTOS, Záira Bonfante dos. A Construção de uma Leitura Multimodal em Língua Estrangeira. Revista Educação em Destaque. Juiz de Fora, v.1, n. 2, p. 75-86, 2. Sem.2008.

SILVA JÚNIOR, José Henrique. COSTA, Karla Ferreira da. O Uso da Tecnologia no Ensino de Língua Estrangeira. Revista Helb. Brasília, ano 06, n. 06 -1/2012.








[1] Graduanda em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Especialização (Pós-Graduação latu sensu) em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Especialização (Pós-Graduação latu sensu) em Poder Judiciário pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC- PUC-Minas). Especialização (Pós-Graduação latu sensu) em Direito Constitucional pela Faculdade Internacional Signorelli. Especialização (Pós-Graduação latu sensu) em EAD e as Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Especialização (Pós-Graduação latu sensu) em Direito Administrativo pela Universidade Candido Mendes, em curso. Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Servidora pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no cargo de Oficial de Apoio Judicial. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8470261268835518
[2] Linguagem que utiliza mais de um código semiótico. Sistemas de linguagens diversos que atuam conjuntamente, na construção de significados para determinado objetivo educacional.

2 comentários:

  1. Excelente a proposta do blog. Estarei depois lendo com calma seu artigo, pois é pertinente a área que atuo. Obrigado por compartilhar esse texto. Estarei acompanhando

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  2. Muito obrigada Winderson pelo elogio! O propósito dest blog é justamente este, o de compartilhar conhecimentos e experiências! Seja muito bem vindo!

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